Mostrar a beleza dos lugares, as impressões que tive e falar sobre detalhes que podem te fazer andar pelos lugares onde andei...

sábado, 21 de janeiro de 2006

Belém - Feliz Luzitânia

Feliz Luzitânia foi o primeiro nome do estado em homenagem a terra portuguesa. Depois vieram Grão-Pará e finalmente só Pará, que significa "rio-mar" na língua indígena. Na foto, detalhe da entrada do forte do castelo, marco de fundação da cidade de Belém.

O Forte do Castelo, fortaleza erguida pelos Portugueses, com o nome de Forte do Presépio, usado para proteger a baía do guajará dos invasores. No interior do Forte, existe um belíssimo museu com peças arqueológicas pertencentes às diversas fases da fortificação. Imperdível.

Detalhe da lateral do forte, com o mercado do Ver-o-peso ao fundo.
Vista da baía do Guajará, a partir de forte do castelo, com essa visibilidade, não dava para errar os tiros de canhões..
Seguindo a orla da baía, em direçao à cidade velha, encontra-se a Casa das onza janelas, antigo hospital militar, hoje um dos melhores restaurantes da cidade com um pequeno museu integrado. No detalhe, pode-se ver os antigos canhões encontrados durante as escavações de uma recente reforma do forte.

Detalhe dos fundos da Casa das Onze Janelas, onde funciona o já tradicional "boteco das onze". Imperdível.
Casa das Onze Janelas, restaurante e boteco das Onze... No lado de fora tem-se ainda um pier e uma concha para shows e uma belíssima fonte de águas dançantes na praça anexa ao complexo.



Ainda nessa área da cidade, encontra-se a magnífica Igreja de Santo Alexandre, onde funciona um dos mais ricos museus sacros do Brasil, e também a majestal Catedral da Sé, de onde todos os anos parte o famoso e tradicional Círio de Nazaré.

Até a próxima...

6 Comentários:

Anonymous Anônimo said...

Esse pedaço de Belém eu conheço :D

9:34 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Esse pedaço de Belém eu conheço :D

9:35 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Belísssimas imagens. Dá muita saudade vê-las.

7:40 PM

 
Anonymous Anônimo said...

ola mano seu blog e dez os mineiros ja devem esta de boca aberta ao ver tanta beleza q existe em nosso estado em imagine quando chegar na parte das lindas praias els iram pirar rsrs

1:38 PM

 
Anonymous Emily said...

pois é... a Casa das Onze Janelas era, no original, a 5ª Companhia de Guarda, para onde eram levados os desafetos dos militares, para serem torturados, humilhados. A ditadura civil-militar encarregou-se de apagar os vestígios de sua atuaçao pela cidade. No governo do tucano Simão Jatene, o local foi transformado num projeto festivo chamado Feliz Luzitânia. Não há qualquer registro dos presos que por ali passaram e morreram. Pobre do povo que não tem memória.

3:50 PM

 
Anonymous rafaela b>As primeiras regras said...

alem de todos esses acomtecimentos<<<<<<<<<<e um lugar magnifico

1:07 PM

 

Postar um comentário

<< Home