Mostrar a beleza dos lugares, as impressões que tive e falar sobre detalhes que podem te fazer andar pelos lugares onde andei...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Belém - São José Liberto

Mais um exuberante exemplo de restauração, o espaço São José Liberto já foi em passado recente um dos mais sangrendos presídios urbanos do Brasil. Desativado e completamente reformulado, transformou-se num dos pontos mais chamosos da capital paraense palco para todo tipo de demonstrações culturais. Destaque para o artesanato e para a produção de jóais, uma importante atividade econônica e principalmente de arte do Estado do Pará.

Exposição permanente de artefatos da cultura marajoara e tapajônica. Toda essa diversidade de peças pode ser encontrada para comercialização no distrito de Icoaraci, importante polo de produção desse tipo de arte em Belém.
No detalhe, exemplos belíssimos de vasos, jarras, urnas, reproduções perfeitas da arte dos povos que habitaram as regiões dos arquipélagos do Marajó e também da área de influência do Rio Tapajós no oeste do estado do Pará.
Todo o complexo é um imenso museu com mostras das mais diversas vertentes das artes locais.
Anfi-teatro interno usado para apresentações de todo tipo, circundado por diversas mini-exposições, livrarias, lanchonetes, lojas de souvenirs.
Vista panorâmica interna
Pátio interno, onde um belo jardim decorado com imensas gemas de quartzo e outras pedras em estado bruto, representa a riqueza mineral do estado do Pará.
Outra imagem do pátio interno. O local é ideal para um relax ou a leitura de um livro ou revista.
No detalhe, umas das paredes do pátio interno, mantida num estado que representa a minas de onde são extraídas as gemas usadas na produção de jóias.
Amostra da lapidação de pedras e produção de peças, tais como, colares, brincos, anéis etc...O Local é também uma área de negociação onde diversas lojas de peças preciosas estão presentes.
Mais amostras de bela produção local.













Conheça um pouco mais deste belo espaço em http://www.saojoseliberto.com.br/

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home